»

WebTV Coisas De Negro live

sábado, 24 de março de 2012

Lançamento do Documentário PAU E CORDA: HISTÓRIAS DE CARIMBÓ


Quatro grupos de carimbó, quatro cidades paraenses, quatro videoclipes. E as histórias de pessoas que vivem o mais paraense dos ritmos. Essa é a fórmula do novo documentário produzido pela TV Cultura do Pará, "Pau & Corda: Histórias de Carimbó", que estréia no dia 1º de abril, às 18h30, na faixa Cultura.DOC do canal 02. O projeto tem o apoio da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e marca a retomada da parceria com a FUNTELPA e a TV Cultura do Pará.

Idealizado e dirigido por Robson Fonseca, apresentador do programa Invasão na mesma emissora, o documentário foi filmado entre outubro e novembro de 2011 em Belém e três cidades da região do Salgado Paraense, Santarém Novo, Curuçá e Marapanim, locais onde a força da tradição do carimbó se mantém viva graças à dedicação e cuidado de dezenas de mestres e grupos apaixonados por essa arte bicentenária.

Sancari (Belém), Os Quentes da Madrugada (Santarém Novo), O Uirapuru (Marapanim) e Sabiá (Curuçá) foram os quatro grupos que toparam o desafio proposto pela equipe da TV Cultura: gravar videoclipes nas suas respectivas cidades e comunidades, mostrando o universo que inspira e sustenta seu fazer artístico ancestral.



Ao longo do processo de gravações, o diretor Robson Fonseca buscou não só registrar os grupos em ação, mas,principalmente, cenas e histórias reveladoras do cotidiano desta gente."Evitamos, assim, a pretensão de contar a História do Carimbó, e focamos no que realmente interessa, as histórias, os relatos pessoais, buscando apresentar seus processos de criação e as suas condições de vida".

"Registrar este cotidiano encantado pelos tambores é, a partir disso, uma forma de valorizar os detentores de um saber-fazer e os agentes de uma cultura diversa na sua unidade, a Cultura do Carimbó, possuidora de variações e singularidades em cada região, e que enfrenta o descaso do poder público e o preconceito de gestores culturais mal informados há décadas", explica Felipe Cortez, produtor do documentário.

Grupo Sabiá (Vila de Araquaim, Curuçá)

O projeto prevê também a produção de videoclipes de cada grupo para disponibilização na internet e em outros suportes, contribuindo assim para que esses artistas ampliem a divulgação e o reconhecimento de seu trabalho. Além disso, cada grupo receberá cópia integral das gravações e das fotos realizadas em suas localidades, para se tornarem parte do seu acervo e memória, um ato fundamental para quem sempre teve dificuldade de acesso a essa tecnologia.

Grupo Sancari (Belém)

Após sua exibição na programação da TV Cultura do Pará, o documentário poderá ser exibido também na programação nacional da TV Brasil, além de participar de mostras e festivais de vídeo e cinema pelo país e no exterior. Está sendo preparada também um circuito de exibição do filme nas cidades envolvidas, em parceria com a Campanha do Carimbó.

Pau & Corda tem pré-estréia dia 25 na Estação das Docas

E para marcar a estréia, será realizada uma exibição especial para os participantes e apoiadores do projeto, também aberta ao público, no dia 25 de março, no Cine-Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.

Após a exibição do documentário,haverá uma grande roda de carimbó com os grupos participantes. E o público está, desde já, convidado a cair nesta farra a la Pau&Corda. Serão distribuídos 200 convites para o público, na recepção da emissora, a partir do dia 18 de março, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

SERVIÇO:
Exibição de "Pau & Corda:Histórias de Carimbó"
Data: 25.03.2012
Local: Teatro Maria Sylvia Nunes - Estação das Docas
Horário: 18h
Entrada franca


Contato: Felipe Cortez (Produtor Executivo), 8212-9182 

0 comentários: