»

WebTV Coisas De Negro live

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A noite do Cai & Pira

sábado, 18 de junho de 2011

Projeto Reggae é Cultura

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sexta Cultural



sexta-feira, 10 de junho de 2011

Chico Braga lança CD e vira tema de documentário

Sexta-Feira, 10/06/2011, 01:48:46
                           
Chico Braga lança CD e vira tema de documentário (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)















Depois de amargar o ostracismo, o mestre de carimbó Chico Braga se prepara para ganhar uma dupla homenagem. Aos 66 anos, o músico irá lançar seu primeiro CD, “Tribo de Maiandeua”. Gravado em maio deste ano, o trabalho, que está em fase de pós produção, fará parte da caixa “Casarão”, com previsão de estreia para novembro.
O box, com patrocínio do programa de incentivo cultural Conexão Vivo, será composto por álbuns de Calibre, Juca Culatra e os Piranhas Negras, Strobo e Metaleiras da Amazônia, artistas que fazem parte do Casarão Cultural Floresta Sonora, coletivo de músicos com sede em Belém. O projeto ainda prevê um making of  da gravação de “Tribo de Maiandeua” e um documentário sobre Chico Braga, ambos em fase de produção.
“A gente sempre admirou o Chico Braga. Eu o considero um dos nossos, mas, infelizmente, ele nunca foi levado a sério como músico”, diz Léo Chermont, produtor musical do CD e integrante do Casarão Cultural Floresta Sonora. “Já houve outras propostas de gravá-lo, mas o Chico sempre foi sacaneado. Ou ficou só na promessa ou plagiaram as músicas dele, sem pagar os devidos direitos. Ele é muito desconfiado em relação a isso”, diz. (Diário do Pará)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Reggae dos Namorados

sábado, 4 de junho de 2011

Matéria Sobre o Curimbó de Bolso no Diário do Pará de Hoje

Um jeito urbano de fazer carimbó


Sábado 04/o6/2011

Música que soa ribeirinha, fala de floresta, de lenda cabocla, e mistura acordes psicodélicos de guitarra com percussão indígena. De batuques da tradição paraense e do flerte com o rock, com a MPB e até mesmo com a música erudita se faz a sonoridade do Curimbó de Bolso.
“Estamos fazendo música contemporânea. Escutei muita música erudita, MPB, rock – de Pink Floyd a Alceu Valença e Mozart. Todas essas influências dialogam com o que fazemos. É um jeito urbano de fazer carimbó”, diz Félix Faccom, fundador do grupo que acaba de lançar seu segundo disco e faz shows hoje e amanhã no Espaço Cultural Coisas de Negro, em Icoaraci.
O novo trabalho traz 13 faixas inéditas, todas assinadas por Félix, principal compositor da trupe formada por dez integrantes, entre eles, nomes de prestígio da música paraense, como Fábio Cavalcante e Maurício Panzera.
O álbum traz parcerias nas faixas “Comida de Caboclo”, de Osmarino Telles e Ronaldo Farias; e “Espelho de Raiz”, de Deodoro Oliveira, que abre o disco.
“A primeira canção tem a ambiência de uma novena. É um agradecimento a Deus e uma forma de abençoar o nosso trabalho”, revela Faccom, músico autodidata, que começou a tocar flauta doce aos 13 anos, em Óbidos, cidade do Médio Amazonas, coração da floresta.
“Quando falo que gosto de peixe, é porque comi esse peixe. Falo do sabor das frutas, dos animais, dos pássaros, tudo isso eu vivi. É um testemunho de vida, de relação com a vida selvagem”, pontua o compositor, que se mudou para Belém há 20 anos, e desde então se dedica a pesquisar ritmos tradicionais paraenses.
O trabalho culminou na criação do Curimbó de Bolso, formado há oito anos. Em 2005, o grupo lançou o primeiro disco, “Cantação Amazônida”. O segundo foi gravado em dezembro do ano passado e sai agora pelo selo Ná Figueredo, com patrocínio do Conexão Vivo.
“Sempre vai ter espaço para a música de raiz. Com a história da globalização, o mundo fica louco para saber o que se ouve no fundo da mata. É a curiosidade de buscar o diferente”, defende o empresário Ná Figueredo, nome à frente do projeto, que inclui ainda o lançamento de mais cinco discos: Magrus e Adriana Cavalcante, Delcley Machado, Tony Soares, Juca Culatra e Mestre Curica.
“Vamos lançar ainda o Fábio Cavalcante e um disco com três canções inéditas do Mestre Verequete, gravadas numa passagem dele pelos nossos estúdios”, adianta Ná.
Nos shows deste final de semana, o Curimbó de Bolso sobe ao palco com uma formação mais enxuta: Luiz Bolla, Douglas Dias, João Paulo e Marcinho na percurssão; Allan Carvalho, violão e voz; banjo e vocal com Félix Faccom; flautas com Antônio Geraldo e Esquilo, que também toca sax soprano. A banda toca ainda no próximo dia 7, no Teatro Margarida Schivasappa, no Centur.
ASSISTA
Shows da banda Curimbó de Bolso. Sábado (4), às 22h, e domingo (5), às 20h, no Espaço Cultural Coisa de Negro (rua Lopo de Castro, 1.081, entre 5ª e 6ª Rua, Icoaraci).
(Diário do Pará)




sexta-feira, 3 de junho de 2011

três noites de muito carimbó no Coisas de Negro