»

WebTV Coisas De Negro live

sábado, 24 de abril de 2010

Dia 28 de abril quarta-feira tem coisas de Cinema


Coisas de Cinema

“A Moça com a Valise”.
Diretor: Valerio Zurlini.
Ano: 1961.
Itália.
Duração: 119min.

Data: 28.04.2010. Quarta-feira. Às 19h30.
Local: Espaço Cultural Coisas de Negro.

Parceria: Espaço Cultural Coisas de Negro
                                                     e APJCC (Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema


Sinopse
O adolescente Lorenzo se apaixona pela bela cantora de cabaré Aida (Claudia Cardinale), que foi enganada por seu irmão, o playboy Marcello. Lorenzo fará de tudo para viver esse amor. Com grandes atuações de Claudia Cardinale (O Leopardo) e Jacques Perrin (Cinema Paradiso).

Nota

O cineasta Valerio Zurlini possui em sua filmografia apenas oito longa-metragens. Comparando sua trajetória com a de seus conterrâneos - Michelangelo Antonioni, Federico Fellini e Roberto Rosselini - o realizador italiano pode ser acusado de preguiçoso por parte de seus detratores (se é que existem), mas a força de seu cinema equivale a uma marreta pesada, que nos esfacela. Valerio Zurlini deixa escapar de sua câmera a luta das emoções. “A Moça com a Valise” é cinema em estado de graça. O grande cineasta brasileiro Carlos Reichenbach foi o primeiro a alertar sobre o grande talento de Zurlini: “Não é exagero dizer que Zurlini foi o cineasta que melhor soube filmar os sentimentos mais triviais (nobres ou aviltantes) do homem moderno e cuja obra é uma perfeita simbiose do essencial do cinema da Península: a crise dos sentimentos e as dificuldades de comunicação da sociedade burguesa no cinema de Antonioni, o rigor e o humanismo de Visconti, a angústia e o ascetismo cristão de Rosselini e a convicção marxista e a ênfase poética de Pasolini”. O que resta é abraçarmos a assertiva de Reichenbach e ajoelharmos, a fim de contemplar tamanha força e beleza cinematográfica que “A Moça com a Valise” exala e que o poético Valerio Zurlini nos deixou.

Aerton Martins (APJCC)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Reggae Roots é no Coisas de Negro

Os inconfidentes,



os coronéis Domingos de Abreu Vieira e Joaquim José dos Reis (um dos X9 do movimento)
comandante dos dragões tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade
Ex-ouvidor da comarca Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor.
os padres Carlos Correia de Toledo e Melo, José da Silva e Oliveira Rolim e Manuel Rodrigues da Costa,
os poetas Cláudio Manuel da Costa, Inácio José de Alvarenga Peixoto que também era minerador
e lógico Joaquim José da Silva Xavier



na historia conta que todos foram presos e condenados mas o único que permaneceu com a pena foi Tiradentes pois sua baixa patente que exercia nenhuma influencia para se livrar da condenação da pena capital.



um pouquinho da historia que deu origem ao feriado... mas o que interessa nesse momento é dançar reggae





É terça feira 20 de abril às 21h começa o melhor reggae do Pará.
venha curtir as melhores Pedras da Jamaica.


Fotos tiradas do google busca

Carimbó.Net

Prorrogadas as Inscrições pro Carimbó.Net !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
clique no Link e saiba mais

domingo, 11 de abril de 2010

Roda de Carimbó

Esse domingo a roda de carimbó que começa às 19h homenagea uma mulher da poesia brasileira Cora Coralina que se viva estivesse comemoraria no dia 10/04 (ontem) seu aniversario de nascimento. Aqui fica um pouco da lembrança da nossa cultura brasileira no legado mais importante que nos deixou. Suas poesias

 

Saber Viver


Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar

Cora Coralina

 
Cora Coralina (Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas), 20/08/1889 — 10/04/1985, é a grande poetisa do Estado de Goiás. Em 1903 já escrevia poemas sobre seu cotidiano, tendo criado, juntamente com duas amigas, em 1908, o jornal de poemas femininos "A Rosa". Em 1910, seu primeiro conto, "Tragédia na Roça", é publicado no "Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás", já com o pseudônimo de Cora Coralina. Em 1911 conhece o advogado divorciado Cantídio Tolentino Brêtas, com quem foge. Vai para Jaboticabal (SP), onde nascem seus seis filhos: Paraguaçu, Enéias, Cantídio, Jacintha, Ísis e Vicência. Seu marido a proíbe de integrar-se à Semana de Arte Moderna, a convite de Monteiro Lobato, em 1922. Em 1928 muda-se para São Paulo (SP). Em 1934, torna-se vendedora de livros da editora José Olimpio que, em 1965, lança seu primeiro livro, "O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais". Em 1976, é lançado "Meu Livro de Cordel", pela editora Cultura Goiana. Em 1980, Carlos Drummond de Andrade, como era de seu feitio, após ler alguns escritos da autora, manda-lhe uma carta elogiando seu trabalho, a qual, ao ser divulgada, desperta o interesse do público leitor e a faz ficar conhecida em todo o Brasil.

sábado, 10 de abril de 2010

Reggae Roots

HOJE NO ESPAÇO CULTURAL COISAS DE NEGRO É NOITE DE REGGAE!


DJ VITOR PEDRA MANDANDO AS MELHORES PEDRAS PRO SALÃO MAIS ROOTS DA CIDADE.

VENHA CONFERIR HOJE ÀS 21H

Endereço: Av.Lopo de Castro, 1082 proximo sexta rua



****************************************************

VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA DESSAS SUPER FESTAS DE REGGAE, É SUA PEDIDA DO FINAL DE SEMANA...TE ESPERO LÁ ENILSON NONATO

 PROJETO REGGAE É CULTURA E REGGAE CULTURE
REGGAE DOS MOVIMENTOS
DIA 10 DE ABRIL
CHÁCARA CANDEIRA
DJS QUARTETO FANTÁSTICO = PROJETO VINIL
INICIO AS 21HS
INGRESSOS 5,00, COM CAMISA DE MOVIMENTO 3,00




DIA 11 DE ABRIL A VOLTA DA RESISTÉNCIA REGGAE EM BELÉM ,COM MUITO ROOTS REGGAE ,RECORDAÇÃO E NACIONAL E O PROJETO REGGAE É CULTURA ,AGORA NAS DOMIGUEIRAS ... A VOLTA DO ESPAÇO CULTURAL REGGAE ROOTS DOS 48...
DJS QUARTETO FANTÁSTCO(SERGINHO,ENILSON,CURI E DANIEL)....
INICIO AS 16HS
INGRESSOS 3,00
REALIZAÇÃO AMOR

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Biblioteca do Chalé Tavares Cardoso

Acontece amanhã 09/04/2010 workshop -  Expedição ELOS no canteiro mais cultura.
Hora: 14h às 17h
local: Biblioteca Avertano Rocha no Chalé Tavares Cardoso
rua siqueira mendes, s/n

O projeto é uma parceria entre o Instituto Elos, Ministério da Cultura e as prefeituras brasileiras. A proposta do Governo Federal é construir em todo país, bibliotecas alternativas com estruturas informatizadas e internet, com o objetivo de desenvolver a cultura das comunidades das periferias.


Encontro
O encontro reunirá lideres comunitários, gestores públicos, universidades, diretores acadêmicos, Ongs, institutos, associações e representantes das escolas do entorno das bibliotecas.


A participação das comunidades na elaboração da estrutura física das bibliotecas, bem como das atividades a serem oferecidas é um dos principais objetivos do projeto.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Instrumento e sua confecção

esse video é do Ronaldo Farias músico, compositor e luthier de instrumentos percussivos na ilha de Caratateua (outeiro) na cidade de Belém do Pará. 
assistam é bem legal !!!!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Coisas de Cinema 2 sessão Quarta-feira 7 de abril

Lucio Fulci: ‘O Gore Sofisticado’











Foi na Itália de Federico Fellini e Luchino Visconti que surgiu um dos nomes que imortalizariam o gênero horror. Lucio Fulci, que começou realizando comédias pueris, depois westerns, até chegar ao gênero que o fez um dos mais brilhantes realizadores do cinema, o “horror”. Lucio Fulci nasceu em 17 de junho de 1927 e morreu em 13 de março de 1996. Apesar de passear, no começo de sua carreira, por vários gêneros, foi nos filmes de terror, que Fulci alcançou maturidade imagética. Seus enquadramentos precisos, e sofisticados, com suas cenas repulsivas e sangrentas, mostradas com riquezas de detalhes, chamado de ‘Gore’, estabelecem uma relação rara – quando se fala em filmes de terror, sobretudo com alguns títulos realizados no cinema americano, especialmente na década de 80, que não tinham nenhuma preocupação estética-, com o cinema, sobretudo com o cinema de autor. Realizou uma das obras mais violentas do cinema, um Giallo chamado “Non si Sevizia um Peperino” (1972). Ficou cindo anos sem realizar nada, em função das acusações que recebeu da igreja católica. É apenas em 1978 que Fulci retoma suas atividades, convidado pelo produtor Fabrizio de Angelis para fazer parte da Fulvia Film. É nessa parceria que encontramos as mais belas obras da carreira do italiano, com o primeiro filme da empreitada e uma das grandes obras do cinema italiano, “Zombie” (1978), Fulci nos joga em um filme onde a trama é um mero ponto de partida, o que interessa ao diretor é a criação de atmosferas, a imersão em ambientes macabros, aliado ao seu profuso derramamento de sangue. O filme joga na tela a beleza e força cinematográfica  que poucos realizadores conseguiram alcançar, influenciou os famosos diretores George Romero e Quentin Tarantino. A utilização sublime da câmera subjetiva, a camada sonora exagerada e a preocupação com a força da imagem são dispositivos levantados pelo diretor. E são eles que permitem gritar uma assertiva perante o mundo:  que Lucio Fulci não era um mero ‘brincalhão das tripas’ mas sim um  talentoso e sofisticado arauto da sétima-arte.


Aerton Martins (APJCC)







sábado, 3 de abril de 2010

Domingo de Páscoa tem CarimbóZin

a roda mais tradicional de Belém, este domingo de Páscoa trás para espalhar as energias sonoras o grupo Jurupari da Ilha de Caratateua começando às 19h e depois a roda continua com o carimbó de Icoaraci. 




PaZcoa a todos!!!!!
o espaço mais doce que chocolate é sem dúvida no salão das saias rodadas, música que alimenta.

Sábado de Aleluia com Reggae Roots



Hoje no sábado de Aleluia venha com suas energias positivas dançar no melhor salão da cidade o Reggae Roots da fonte Jamaicana.
com os melhores DJ's da cidade. Enilson, Serginho Moraes, Daniel Moraes e Curi Pedra


REALIZAÇÃO : AMOR
INF:88186746
APOIO:CULTURA REGGAE,REGGAE VIBRATION ,RADIO JAH BLESS ,REGGAE CULTURA

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Coisas de Cinema 2 sessão

Lucio Fulci: ‘O Gore Sofisticado’



Foi na Itália de Federico Fellini e Luchino Visconti que surgiu um dos nomes que imortalizariam o gênero horror. Lucio Fulci, que começou realizando comédias pueris, depois westerns, até chegar ao gênero que o fez um dos mais brilhantes realizadores do cinema, o “horror”. Lucio Fulci nasceu em 17 de junho de 1927 e morreu em 13 de março de 1996. Apesar de passear, no começo de sua carreira, por vários gêneros, foi nos filmes de terror, que Fulci alcançou maturidade imagética. Seus enquadramentos precisos, e sofisticados, com suas cenas repulsivas e sangrentas, mostradas com riquezas de detalhes, chamado de ‘Gore’, estabelecem uma relação rara – quando se fala em filmes de terror, sobretudo com alguns títulos realizados no cinema americano, especialmente na década de 80, que não tinham nenhuma preocupação estética-, com o cinema, sobretudo com o cinema de autor. Realizou uma das obras mais violentas do cinema, um Giallo chamado “Non si Sevizia um Peperino” (1972). Ficou cindo anos sem realizar nada, em função das acusações que recebeu da igreja católica. É apenas em 1978 que Fulci retoma suas atividades, convidado pelo produtor Fabrizio de Angelis para fazer parte da Fulvia Film. É nessa parceria que encontramos as mais belas obras da carreira do italiano, com o primeiro filme da empreitada e uma das grandes obras do cinema italiano, “Zombie” (1978), Fulci nos joga em um filme onde a trama é um mero ponto de partida, o que interessa ao diretor é a criação de atmosferas, a imersão em ambientes macabros, aliado ao seu profuso derramamento de sangue. O filme joga na tela a beleza e força cinematográfica  que poucos realizadores conseguiram alcançar, influenciou os famosos diretores George Romero e Quentin Tarantino. A utilização sublime da câmera subjetiva, a camada sonora exagerada e a preocupação com a força da imagem são dispositivos levantados pelo diretor. E são eles que permitem gritar uma assertiva perante o mundo:  que Lucio Fulci não era um mero ‘brincalhão das tripas’ mas sim um  talentoso e sofisticado arauto da sétima-arte.
Aerton Martins (APJCC)