»

WebTV Coisas De Negro live

segunda-feira, 24 de novembro de 2008


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Um pouco da nossa história



Localizado no Distrito de Icoaraci, O Espaço Cultural Coisas de Negro, começou a 16 anos atrás com uma pequena quitanda, onde seu proprietário Raimundo Piedade da Silva, popularmente conhecido com Negoray já "tirava um som" das frutas e legumes que vendia. Desde pequeno, enquanto as outras crianças brincavam suas brincadeiras costumeiras, Negoray preferia brincar de fazer música. Com o tempo, e com sua indentificação com a cultura popular fez de uma simples quitanda um Espaço que tem como pano de fundo resistir culturalmente em meio ao momento em que vivemos, onde esses valores tão nossos estão se perdendo.
Há 7 anos acontece aos domingos a já tradicional Roda de Carimbó, momento mágico que mescla o batuque dos tambores, com o colorido das saias das morenas que bailam e a pscodelia dos lustres que requebram no ar. É um espaço de grande mistura: de sons, de cores, de essências e vivências que no momento que a roda começa se tornam um só.
O Coisas de Negro é o útero de um grupo que surgiu da mistura de todas essas identidades: O Mundé Qultural, que usando do experimentalismo funde nossa música raiz com a adrenalina de guitarras e contrabaixo. é uma fusão que deu certo, pois é perceptível em suas apresentações a euforia que causa no público.
Aos sábados, juntamente com a AMOR (Associação dos movimentos de Reggae de Belém e Ananindeua) promove o Projeto Reggae é Cultura, que é comandado pelos Dj's Serginho Moraes, Enilson Nonato, Daniel Moraes e Cury Pedra.
Este ano, o Espaço foi contemplado com o Prêmio de Culturas Populares iniciativa do Ministério da Cultural concorrendo na categoria Grupos Tradicionais Informais com entidades do Brasil inteiro.